150 years of roof windows

150 anos de janelas de telhado

Século XIX

Hans Christian Andersen

Quarto no sótão de Hans Christiam Andersen (1805-1875). Por baixo do telhado, as paredes estavam inclinadas e nelas foram instaladas janelas, ao estilo de outras janelas de sótãos, mas que proporcionavam uma vista muito mais amplia, que permitia admirar a torre da igreja.

Casa residencial em França iluminada pela janela instalada no telhado ilustrada pelo desenhador francês Francisque Poulbot. No século XIX, os grupos mais pobres da sociedade viviam nos sótãos de casas residenciais das grandes e ricas cidades alemãs, francesas e inglesas.

Francisque Poulbot

Vincent van Gogh

Pintura de Vincent van Gogh "Quintas perto de Auvers" no museu parisino d'Orsay com telhado de vidro claramente visível.

historical documentation

documentação histórica mais antiga de invenções incomuns em janelas data do final do século XIX. Já então as janelas de telhado eram descritas como elementos de construção.

1894 Grã-Bretanha

No ano de 1894, em Inglaterra, foi apresentada uma inovação referente às melhorias na construção das janelas corrediças e basculantes, claraboias e portas para que possam ser envidraças e limpas a partir da parte interior do edifício. No mesmo pedido foi apresentada a construção da janela, claraboia ou porta, cujo vidro é colocado num caixilho em madeira.

Primeiro pedido de patente sobre mecanismo para rodar uma janela em madeira.

Documentação histórica (patente britânica nº 1724) sobre melhorias na estrutura de janelas, claraboias e portas corrediças e basculantes apresentadas por P. Shippobottam.

No mesmo ano, dois britânicos, A. Schmeil e P. Saar apresentaram outro pedido de patente para melhorar a estrutura de claraboias. A ideia principal centrava-se numa abertura fácil a partir do interior e de um fecho hermético que protegia contra a penetração de neve e chuva. O desenho da claraboia apresentado nesta aplicação permitiu que as janelas fossem abertas.1896 Alemanha

A. Schmeil and P.Saar

1896 Alemania

Evidências sobre a iluminação de um sótão na Alemanha. O vidro no telhado está documentado por fotografias de edifícios da rede alemã dos grandes armazéns Wertheim em Berlim.

Evidences on illumination of the loft in Germany

Século XX

1924 Estados Unidos

A patente para a construção das janelas de telhado ventiladas foi concedida a Ch. Witnelhow. Esta invenção permitia uma abertura e fecho simples da janela de tal forma que estava preparada para a ventilação das zonas, principalmente celeiros, estábulos, etc.

1926

Nos Estados Unidos, foi apresentada uma invenção relativa à construção de janelas de telhado. A solução patenteada protegia contra a entrada de água da chuva, neve, etc. inclusive em caso de chuva e vento forte.

Anos 20 do século XX

Foram patenteadas uma série de soluções que permitiam a abertura e fecho de janelas de telhado.

1927

Patente alemã para o mecanismo que serve para abrir e fechar janelas de telhado conseguida pela janela Tischler & Seichter.

1928

F. Tittmann patenteou o mecanismo de fecho automático de janelas de telhado com a acumulação de água.

1931

A definição janela de telhado surgiu pela primeira vez num pedido de patente alemão no ano de 1931 em relação à construção projetante.

1938

Nos documentos históricos do escritório de patentes polonês encontramos a apresentação da inovação para a janela de iluminação do sótão feita pelo alemão Bernard Schwarz. A ideia da patente eram dois elementos que se sobrepunham em forma da letra “U” feitos de materiais cerâmicos para melhorar o isolamento da janela. Pelo documento verifica-se que no ano anterior, em 1937, a inovação tinha sido solicitada na Alemanha.

Nos documentos históricos do escritório de patentes polonês encontramos a apresentação da inovação para a janela de iluminação do loft do alemão Bernard Schwarz. A ideia da patente eram dois elementos que se sobrepõem na forma da letra “U” feitos de materiais cerâmicos para melhorar o isolamento da janela. Pelo documento verifica-se que no ano anterior, 1937, a inovação havia sido solicitada na Alemanha. Pelas fontes históricas, parece que desde o final do século XIX foram concedidas patentes para diferentes soluções relacionadas com a construção e funcionalidade das janelas de sótão. Então esse tipo de janela no nível técnico daquela época já era conhecido e usado. Eles foram usados ​​tanto na construção de residências quanto em prédios públicos. Elas serviam não só para iluminar a sala, mas também para ventilá-las, o que permitia diferentes sistemas de abertura.

Patent na okno dachowe

Anos 70 do século XX

As janelas de telhado tornaram-se especialmente famosas na década de 70. Foram fabricadas, em grande escala, pela Velux dinamarquesa e pelas empresas alemãs Roto, Blefa e Braas. As janelas de telhado também foram comercializadas por empresas francesas, italianas e espanholas.

Anos 90 do século XX

Desenvolvimento do mercado de janelas de telhado nos países da Europa Central e Leste. A sua própria oferta comercial foi feita pelos checos, húngaros e eslovacos.

1991

Na Polónia é criada a FAKRO que em pouco tempo se tornou a campeã da tecnologia na área, criando os novos standards no mercado das janelas de telhados.

Roof windows today

As janelas de telhado de hoje

Atualmente, no mercado mundial, os principais players do setor são três empresas: Velux dinamarquesa, Fakro polaca, e Roto alemã. Os restantes fabricantes que têm uma participação marginal no mercado são Claus, Faelux, Inlux, Axel (Itália), Okfel (Eslovénia), Fenestra, Kubeso, Zima, Solára (República Checa), OKPOL (Polónia), Oman Keylite (GB), C Andersen (USA), Colambia (Canadá), AHRD (China), Folis (RPA), Induro (Espanha) e Tostem, YKK, Panasonic (Japão). Nenhum deles tem mais de 1% de participação no mercado global.

A construção atual de janelas de telhado diferencia-se significativamente dos seus protótipos. O cliente atual espera soluções modernas e não standards. As empresas que competem tentam ser as primeiras a dar resposta a estas necessidades. A prova disso é o número cada vez mais elevado de patentes solicitadas no setor das janelas de telhado.

The design of modern roof window significantly differs from its first prototypes

A Fakro é autora de mais de 100 pedidos de patentes e modelos de utilização. Desde o início da atividade da empresa polaca, aumentou significativamente o número de pedidos de patentes enviados pelos fabricantes de janelas de telhado.

A oferta básica dos fabricantes mais importantes é a janela de construção basculante em diferentes variantes do seu equipamento. Além das janelas basculantes, existem também as janelas basculantes de PVC, as janelas de eixo superior, de varanda, as janelas de poupança de energia e para as coberturas planas.

FAKRO, one of the most innovative Polish companies

O setor das janelas de telhado tem tido um sucesso espetacular, que foi particularmente influenciado pela empresa FAKRO, uma das empresas polacas mais inovadoras.

A FAKRO tem o seu próprio inovador centro de investigação e desenvolvimento no qual trabalham mais de 100 engenheiros. A FAKRO tem mais de 100 pedidos de patentes. A empresa exporta não apenas janelas de telhado a muitos países do mundo, como também soluções e ideias criativas de engenheiros polacos.
Atualmente, graças à FAKRO, a Polónia estabelece novas direções de desenvolvimento para a indústria internacional de janelas de telhado e os fabricantes polacos são considerados os melhores profissionais deste sector. O desenvolvimento dinâmico da empresa obrigou fabricantes estrangeiros como a dinamarquesa Velux ou a alemã Roto a transferirem a sua produção para a Polónia.

Hoje, a Polónia é líder mundial na produção de janelas de telhado. Cada uma de três janelas instaladas no mundo é fabricada na Polónia.