Ecology

Ecologia

O principal material utilizado pela FAKRO é o pinho - um tipo de madeira cujo valor como material de construção ecológico e seguro para a saúde é conhecido há gerações.

A empresa obtém madeira de áreas com gestão florestal planeada, o que significa que a quantidade de árvores cultivadas é superior à quantidade de madeira recolhida. As árvores jovens absorvem várias vezes mais dióxido de carbono do que as árvores velhas, por isso, é recomendável renovar a floresta. Favorecer a madeira recolhida desta forma contribui para um aumento da área florestal, ao mesmo tempo que cria a oportunidade de manter um ambiente ecológico.

A madeira usada na produção é temperada e seca em câmaras controladas automaticamente com uma humidade de até 12%. Graças aos fornos ecológicos, as câmaras de secagem, modernas e complexas são aquecidas com o calor obtido da combustão dos resíduos de madeira de pós-produção e do salgueiro altamente energético derivado da plantação FAKRO.

A exploração e o processamento dos recursos naturais colocam sobre nós uma responsabilidade especial em relação ao meio ambiente natural.

Cuidamos do meio ambiente através de:

• Desenvolvimento e implementação de produtos ecológicos.
  • Utilização de tecnologias ecológicas
  • Minimização, utilizando materiais de desfeito.
  • Redução da emissão de poluentes
  • Redução do ruído e da vibração

A FAKRO adquiriu o direito de marcar os seus produtos com o certificado FSC. Esta importante certificação tem em conta a sua rentabilidade económica, se é socialmente benéfico e se garante a proteção das florestas.

A Declaração de Produto Ambiental

Em setembro de 2018, as janelas em madeira da FAKRO receberam a Declaração de Produto Ambiental (EPD) do tipo III, que confirma que a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) foi realizada.

A base para a declaração ambiental é a análise do ciclo completo do produto de construção desenvolvido de acordo com a metodologia de ACV. As normas PN-EN 15804 + A1: 2014-04 e ISO 14025: 2010 são o método obrigatório para determinar o desempenho ambiental do produto de construção.

A Declaração de Produto Ambiental (EPD) tipo III é a declaração mais importante que apresenta o ciclo de vida completo do produto, é um conjunto de dados quantificados que descrevem o consumo de energia e as emissões nas fases individuais de existência do produto.

Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar que a produção, fabrico e uso das janelas de telhado em madeira FAKRO tem um impacto insignificante no ambiente natural e são realizadas de acordo com os standards aceites e os requisitos meio ambientais.