FAKRO company was established in the 1991 in Nowy Sacz

História

O nascimento de uma marca global: a história da FAKRO

Anos 60, Polónia. Na pitoresca localidade de Tymbark, localizada em Beskid Wyspowy, uma criança está a brincar na cobertura de uma das casas. Ele é Ryszard Florek. Como demonstrado algumas décadas mais tarde, o criador e coproprietário da empresa FAKRO, fabricante líder de janelas de telhado e escadas para sótão.

Esta brincadeira numa cobertura privada, com uma pequena tijoleira vidrada, foi o primeiro impulso do futuro empresário. No entanto, foi apenas durante os seus estudos na Universidade de Tecnologia de Cracóvia, que Ryszard Florek ficou seriamente interessado em novos produtos na indústria de janelas de telhado. Ele viu um grande nicho na Polónia: ninguém produz janelas de telhado. Em 1976, vai fazer um estágio na Alemanha, onde ganha a convicção de que a sua ideia faz sentido. Em 1986, junto com o seu amigo da escola, Jacek Rakowiak, abriu a Fábrica de carpintaria Florad em Tymbark. As tábuas, pisos, armários e portas das residências históricas são vendidos para a Alemanha. Mas Ryszard Florek não esquece as janelas de telhado.

El nacimiento de una marca global: la historia de FAKRO.

1986. - Florad

1989, o comunismo está a cair. A privatização e reprivatização das fábricas está em curso. O mercado polaco também está aberto a investidores estrangeiros. Ryszard Florek sente que este é o momento perfeito para realizar os sonhos de produção de janelas de telhado. Junto com a sua esposa Krystyna e o seu primo Krzysztof Kronenberger na garagem do pátio traseiro de Nowy Sącz, começam a montar as primeiras janelas de telhado. Os elementos em madeira são fabricados na fábrica de Florad em Tymbark, as peças metálicas são trabalhadas por um mecânico de Nowy Sącz. A meados da década de 1990, na garagem, pode-se ver o primeiro lote de produção em forma de 10 janelas de telhado, e em janeiro de 1991, uma nova empresa com o nome da FAKRO é registada.

El nacimiento de una marca global: la historia de FAKRO.

1991. - Estabelecimento da empresa FAKRO.

Inicialmente, a atividade da FAKRO centrava-se no mercado nacional. Pouco a pouco, graças às atividades de promoção em feiras e exposições permanentes na Polónia, as janelas da FAKRO tornaram-se reconhecidas no país e entre os clientes estrangeiros. Os primeiros transportes de janelas de telhado sob a marca FAKRO partiram em 1994 para os Países Baixos e a Eslováquia. Devido à alta qualidade e diversidade da oferta, os produtos da empresa de Nowy Sącz conquistam rapidamente clientes na Europa.

Atualmente, a FAKRO é uma das empresas mais dinâmicas e de crescimento mais rápido na indústria de janelas de telhado. O Grupo FAKRO, que emprega mais de 3.300 pessoas, inclui 12 empresas de produção e 16 empresas de distribuição localizadas na Europa, Ásia e América. Os produtos FAKRO podem ser encontrados em mais de 50 países em todo o mundo, onde quer que exista necessidade deste tipo de produtos. As vendas para exportação representam 70% das vendas totais.

A inovação é o ADN da FAKRO e o seu principal motor de desenvolvimento. Mais de 100 engenheiros, autores de mais de 170 pedidos de patentes e modelos de utilização, trabalham no centro de investigação e desenvolvimento FAKRO. A oferta da FAKRO, além das janelas de telhado, inclui escadas de sótãos, janelas de telhado plano, claraboias. A empresa também oferece uma vasta gama de acessórios para janelas de telhado e janelas de fachada. Em 2016, à gama FAKRO, sob a marca INNOVIEW, juntaram-se as janelas verticais de alumínio e madeira.

A empresa FAKRO, além dos esforços para garantir a alta qualidade da produção e o desenvolvimento dos mercados, está intimamente ligada ao desenvolvimento económico do nosso país. Para este objetivo, foi criada, por Ryszard Florek, presidente da empresa FAKRO, a Fundação Think for a Future, que difunde conhecimento sobre a economia, os mecanismos de livre mercado e a criação de capital social.

El nacimiento de una marca global: la historia de FAKRO.